Se você adquiriu uma luminária LED smart wifi, pode ser que esteja se perguntando como fazer a instalação desse dispositivo, certo? O primeiro passo é entender como esse equipamento irá se encaixar no seu projeto luminotécnico.
Depois disso, basta seguir cinco passos simples para que tudo esteja pronto para uso, ajudando você a economizar energia elétrica e a ter melhor fluxo luminoso. Continue a leitura do artigo e verifique o que fazer para instalar esse produto
Como instalar a luminária LED smart wifi?
A luminária LED smart wifi vem caindo no gosto dos brasileiros, seja em projetos domésticos ou industriais. Afinal, além de proporcionar diminuição dos gastos com a conta de luz, como o nome já indica, ela é inteligente.
O que permite ao usuário:
- ter controle do dispositivo de qualquer lugar;
- escolher coloração do equipamento de iluminação;
- definir a temperatura de cor (mais quente ou mais fria).
Útil, não é? Tudo pode ser feito por meio de um aplicativo que pode ser baixado no seu smartphone e é indicado na embalagem da luminária. Na Combinado, distribuidora de produtos de iluminação e especialista em peças LED, você encontra dispositivos nesse formato para atender a sua necessidade.
O melhor de tudo é que fazer a instalação desses produtos é muito simples, são necessários apenas alguns passos. Veja a seguir:
1. Desligar a energia elétrica
A primeira ação antes de instalar a sua luminária inteligente é desligar a energia elétrica do cômodo. Assim, você garante segurança para o instalador e evita acidentes.
É preciso verificar aqui, também, se já existe uma “saída” (o local onde ficará a luminária) para os cabos de luz. Essa abertura costuma ser definida no projeto luminotécnico e os cabos necessários para deixar o equipamento funcionando tendem a já estarem disponíveis no local.
2. Passar os cabos pela canopla e fazer o alinhamento
A seguir, é preciso passar os fios pela canopla da luminária e alinhá-la. Dessa forma, você garante que o equipamento de iluminação não fique torto após ser instalado, prejudicando visualmente o ambiente.
3. Fazer a ligação dos cabos de energia
O próximo passo diz respeito à ligação dos cabos retorno de fase e neutro. É preciso desencapar os fios usando um alicate.
Se a luminária LED smart que você está instalando possui mais de uma lâmpada, junte todos os fios fases torcendo a parte desencapada até ficarem firmes. Faça o mesmo com os neutros.
Então, basta juntar os cabos de alimentação com os da luminária, torcendo a parte desencapada com o alicate até ficarem firmes. Os fios do dispositivo não tem polaridade determinada, assim, não importa qual fio da abertura vai com qual fio do dispositivo.
4. Prender a luminária
Depois de fazer a ligação da luminária com a energia elétrica, basta prender a luminária na canopla ou parafusá-la na superfície em que está sendo instalada. Religue a energia e teste o funcionamento do interruptor.
5. Configurar a luminária no seu celular
A última ação é a configuração do dispositivo no seu celular. No aplicativo é possível decidir qual a cor e temperatura ideais, dimerizar as lâmpadas ou mesmo verificar se a esqueceu ligada sem querer ao deixar o ambiente.
Você também pode integrá-la com a sua Alexa, por exemplo, e fazer os comandos por voz.
É fácil fazer a instalação desse dispositivo de iluminação, certo? E, se você gostou das funcionalidades que ele oferece, saiba que na Combinado pode fazer a aquisição desse produto com 5% de desconto para compras em CPF.
Acesse e confira agora a categoria de luminária LED smart wifi da Combinado!