Será que existe uma diferença entre lâmpada e luminária LED? Afinal, é comum que as pessoas utilizem essas palavras como sinônimos. Dessa forma, essa é uma dúvida muito pertinente, pois fala diretamente dos produtos disponíveis no mercado.
Se você deseja entender melhor sobre este tema e verificar se existe um equipamento mais adequado para o seu projeto luminotécnico continue a leitura deste artigo!
O que é uma lâmpada LED?
Uma lâmpada LED é definida como um dispositivo que foi criado para substituir outros equipamentos de iluminação já existentes no mercado. Na prática, ela é um produto que se adapta a uma instalação que já está presente, ou seja, não é necessário nenhuma reforma ou adaptação para ter uma lâmpada de LED.
Então, para que trocar os equipamentos atuais, se na prática parecem a mesma coisa? Imagine que você deseja diminuir os gastos com energia elétrica e a manutenção dos artigos de iluminação em uma sala da reunião, por exemplo. Para isso, escolhe lâmpadas LED, que são mais modernas, econômicas e duráveis.
Vale salientar que visualmente elas são muito semelhantes aos dispositivos já citados.
O que é uma luminária LED?
Já uma luminária LED é um produto criado de forma integrada. Mas o que isso significa?
Na prática isso quer dizer que todo o corpo do equipamento de iluminação trabalha para a dissipação de calor, o que ajuda a garantir uma melhor performance e eficiência energética.
Mais do que isso, esse dispositivo possui driver externo, uma peça que ajuda a transformar a energia em luz, permitindo o reaproveitamento do equipamento em caso de defeito, bastando trocar o item que apresenta problema, colaborando para diminuir o impacto ambiental desses dispositivos.
Veja qual a diferença entre lâmpada e luminária LED
Depois de checar mais precisamente as características de cada produto, é o momento de entender qual a diferença entre lâmpada e luminária LED. O principal ponto que separa esses dois produtos é a performance.
Isso porque, por ser menor, a lâmpada não alcança grandes valores de potência, com isso sua capacidade luminosa é reduzida. Já o segundo equipamento consegue dissipar melhor o calor e, consequentemente, é adequado para operar em maiores potências.
Simples, não é? Mas, não se preocupe! Independentemente da forma como você chamá-los, um bom fornecedor será capaz de indicar o item que melhor se encaixa no projeto.
Agora que você já sabe a diferença entre lâmpada e luminária LED, aproveite para verificar qual dispositivo de iluminação funciona melhor em cada ambiente!