Com o surgimento de novas tecnologias de economia energética, como leds, o uso de energia não é mais relevante quando se olha para o brilho de uma luz.
Assim, em vez de comprar lâmpadas com base em watts, que mede apenas quanta energia uma lâmpada consome, o usuário agora presta atenção nos lúmens.
Com fontes de luz incandescente tradicionais, em geral quanto maior a potência mais brilhante é a iluminação.
Com as lâmpadas leds isso é um pouco diferente porque não existe uma regra definida para comparar a potência com a saída. Assim, lúmens são a medida da saída total de luz, ou seja, se trata do brilho.
Quanto maior o número de lúmens mais brilhante será a luz!
Como encontrar os lúmens das lâmpadas?
No Brasil, todos os fabricantes de lâmpadas listam o número de lúmens na embalagem. Eles também incluem a expectativa de vida e o custo estimado de energia por ano.
À medida que lâmpadas eficientes em energia entram no mercado vemos menos watt e mais lúmen. Isso quer dizer que há menores gastos de energia (watts) para maior produção de brilho (lúmens).
Abaixo há uma lista que traduz watts em lúmens dos leds atualmente:
- 25w = 200 lúmens;
- 40w = 450 lúmens;
- 60w = 800 lúmens;
- 75w = 1100 lúmens;
- 100w = 1600 lúmens;
- 150w = 2600 lúmens.
Muitos aparelhos domésticos e comerciais não foram projetados para lâmpadas led. Essas produções têm classificações de calor projetadas para evitar que os usuários coloquem uma lâmpada de potência mais alta dentro do aparelho.
Como as lâmpadas leds consomem muito menos watts elas produzem calor reduzido. Portanto, uma lâmpada led igual de 60w pode ser usada com segurança em uma luminária classificada como lâmpada incandescente de 40w.
Qual significado de CRI das lâmpadas de led?
Ao decifrar a terminologia que você encontra na hora de pesquisar por iluminação led encontre o índice de renderização de cores (CRI), que mede a precisão com que uma fonte de luz faz a cor de um objeto parecer com tom verdadeiro.
Essas informações são importantes onde a precisão das cores é vital, como estúdios de retratos, lojas de varejo, hospitais, escritórios médicos, comerciais, vitrines e depósitos.
O CRI funciona em uma escala de 0 a até 100.
Quanto mais alto o número de índice melhor a fonte de luz para renderização da cor. As fontes de luz com um CRI de 80 são boas, enquanto 90 é um nível excelente.
CRI depende de temperatura da cor, pois a projeção de luz pode afetar a percepção das cores do objeto.