A manutenção e instalação de iluminação pública são cruciais para prolongar as atividades nas cidades durante a noite, além de garantir a segurança e tranquilidade dos moradores.
Por isso, saiba mais sobre o assunto e entenda quais são as formas corretas para garantir essa questão na zona urbana.
Quem é responsável pela manutenção e instalação de iluminação pública?
A responsabilidade pela iluminação pública, segundo a legislação brasileira, é uma responsabilidade integral dos municípios. Esses, por sua vez, cobram taxas para manutenção do serviço que já estão embutidas na conta de energia elétrica.
Sendo assim, todos os processos como a compra, instalação e manutenção de iluminação pública, assim como a estruturação luminotécnica da cidade, são administrados pela prefeitura. Isso ocorre mesmo quando o acionamento e desligamento das luzes é controlado por um distribuidora da região como a Equatorial em Alagoas e a CEMIG em Minas Gerais.
Dessa forma, caso seja necessário relatar problemas ou solicitar novas instalações, o cidadão deve entrar em contato com a empresa responsável ou com a prefeitura da cidade.
Como fazer a manutenção e instalação de iluminação pública de maneira correta?
Esse tipo de serviço pode ser executado apenas pelas equipes das prefeituras, ou terceirizados, com autorização expressa do órgão responsável pela operação do sistema elétrico. A manutenção engloba desde a substituição de lâmpadas e luminárias até o remanejamento de postes.
Confira como é feita a manutenção e instalação de iluminação pública, segundo o “Manual de Distribuição: Requisitos para o fornecimento de energia elétrica para o serviço público de iluminação pública” produzido pela CEMIG.
1. Escolha dos equipamentos corretos
Para a conexão da iluminação pública é recomendada a utilização de rede de baixa tensão, disponibilizada pela concessionária, sendo também permitida a instalação de um circuito exclusivo para alimentação do sistema. Esse equipamento deve ser identificado por braçadeiras a 300mm do poste e obedecer os afastamentos mínimos.
Em relação aos postes, eles precisam seguir as normas da concessionária local.
2. Conexão elétrica na rede área
Após o aterramento definitivo de ferragens da iluminação pública é realizada a conexão individual da luminária, que deve ser feita por dois cabos de cobre de no mínimo 1,5mm².
Os cabos devem sair pelo lado de cima da base do braço de iluminação, para protegê-los de danos por terceiros e todos os conectores devem estar protegidos das chuvas, ventos e tempestades.
3. Instalação das luminárias
As luminárias devem atender os critérios de instalação previstos pela empresa responsável e não devem interferir na instalação de placas de sinalização ou equipamentos de usuários de compartilhamento de infraestrutura.
Após essa fase, os projetos de reformas devem contemplar a retirada de todos os equipamentos que deixem de ser necessários ao funcionamento do novo sistema como reatores, relés fotoelétricos, base para relé e etc.
Agora que você já entendeu como funciona todo o processo de instalação e manutenção da iluminação pública, conheça as lâmpadas que mais são utilizadas para esse fim.
[…] iluminação pública led é uma tendência que se espalha rápido entre condomínios residenciais com alto padrão. Ao […]