Você sabe para que serve fita de LED? Esse dispositivo é uma tendência na decoração e na arquitetura, se tornando uma solução interessante para deixar tanto ambientes internos quanto os externos, mais elegantes e econômicos.
Em formato de fita flexível, ele é uma fonte de luz bem semelhante ao pisca-pisca, o que faz com que ela seja ideal para iluminar e ornamentar espaços ao mesmo tempo. Quer saber mais sobre esse equipamento? Então, continue a leitura deste artigo, para entender melhor:
- para que serve fita de LED;
- como funciona a fita de LED?
- e onde se usa fita de LED.
Para que serve fita de LED?
A funcionalidade de um produto LED vai muito além da decoração e iluminação, assim é quando pensamos que para que serve fita de LED! Ela ajuda a realçar as obras arquitetônicas, áreas verdes, etc.
Esse produto é extremamente versátil, já que é possível escolher intensidade e também a temperatura de cor que se adapta melhor ao ambiente. As fitas são altamente recomendadas em:
- sancas de gesso em consultórios;
- corredores;
- salas;
- escadas;
- sala de reunião;
- e para fazer decorações temáticas de Natal, Ano Novo e outras festividades.
No mercado existem atualmente três tipos de fita de LED que você pode adquirir. São elas:
- fita LED de rgb ou colorida – se você quer versatilidade e cores, com certeza vai gostar dessa opção, popularmente conhecida como LED colorido;
- com controle – prática e muito útil, essa opção acompanha um controle para que as mudanças de cor sejam ainda mais rápidas;
- LED branco frio ou quente – a opção branca fria das fitas oferece uma iluminação marcante e econômica para qualquer ambiente. Já os tons mais quentes lembram um pouco as lâmpadas incandescentes e são perfeitas para criar um ambiente mais intimista.
Como funciona a fita de LED?
Então, como funciona a fita de LED? De forma bem simples, é possível dizer que esse dispositivo opera ao ser alimentado por tensão (energia elétrica), devendo estar conectado com o driver, que funciona como um interruptor. Há também modelos que ligam com baterias.
A instalação da fita LED é muito fácil e intuitiva, já que a grande maioria das fitas é adesiva, flexível e adere facilmente a qualquer superfície. Lembre-se de deixar um ponto de energia próximo para fazer a instalação funcionar.
Onde se usa fita de LED?
Agora que você já sabe para que serve fita de LED, pode ser que queira conferir onde usá-la, certo? Para isso, é necessário analisar quais os tipos que mais se encaixam para objetivos diferentes. Confira abaixo!
Para dar elegância
Onde se usa fita de LED quando o objetivo é deixar o ambiente mais elegante? Aqui, a sugestão é empregá-la nas sancas e rebaixos de gesso para criar uma iluminação indireta. Vale ainda colocá-la na borda de espelhos em vestiários, banheiros e camarins.
O dispositivo que deve ser utilizado pode ser com a cor branca fria ou quente. Esse pequeno detalhe é capaz de mudar o ambiente radicalmente, garantindo um charme extra para as áreas internas.
Para decorar
É possível utilizar a fita de LED também para decorar um local, em especial quando falamos em datas comemorativas. Uma sugestão é criar murais luminosos com palavras e também desenhos, visto que esses dispositivos possuem uma ampla gama de cores disponíveis.
Interessante, não é?
Para valorizar qualquer ambiente
Não existe um ambiente em que as fitas de LED não fiquem legais.
Em cômodos internos, como em salas de reunião, consultórios e outros é possível optar por fitas simples para dar mais elegância e sensação de amplitude.
Em ambientes externos, como em jardins, é recomendado o uso de mangueiras LED. Elas nada mais são do que uma fita LED colocada dentro de um tubo transparente e impermeável. Com elas é possível valorizar jardins, parques e praças, destacando detalhes que, porventura, não notamos na luz do dia.
Agora que você já sabe como funciona, como escolher e para que serve fita de LED, não deixe de ver dicas de como decorar com LED!
[…] lendo este artigo e saiba mais detalhes sobre as fitas de led da […]
[…] chamadas de fitas de LED, elas geralmente são cobertas com uma proteção de silicone, e pensadas para auxiliar em […]