Os sistemas convencionais de iluminação pública estão dando lugar à tecnologia inteligente de iluminação led em cidades tecnológicas. Ela atende aos requisitos dos setores públicos e privados para gerar eficiência energética aliada à economia de custos.
Lâmpadas de led se desenvolvem rápido como a fonte de luz preferida nas áreas metropolitanas do mundo.
Tecnologia led iluminação deve iluminar o mundo sustentável
Mude mais com menos recursos! O que move o mundo? A tecnologia inovadora!
Nas áreas de mobilidade, construção, geração e produção de energia as inovações verdes modificam a maneira como as pessoas lidam com o meio ambiente.
Desde a invenção do fogo a luz forneceu segurança às pessoas: Já na Idade da Pedra transmitia proteção! Hoje a iluminação em larga escala dos espaços públicos à noite oferece inúmeras outras vantagens práticas – incluindo bem-estar social e psicológico.
As cidades também se tornam mais atraentes à noite pela iluminação led de ruas, praças, parques e edifícios.
Apesar de todo o apelo, a iluminação urbana sempre esteve sujeita a restrições funcionais e de custo. Independentemente, os planejadores urbanos vêm estudando abordagens mais holísticas que incorporam uma ampla variedade de critérios.
Isso inclui uma redução da poluição luminosa no céu noturno e na deterioração dos habitats de animais noturnos, além de conceitos de design ou estética para um efeito mais agradável de luz.
Led: Luzes mais econômicas e eficientes
Vistas do espaço as aglomerações urbanas são um mar cintilante de milhares de pontos de luz quase idênticos à noite. Em uma inspeção detalhada essa unidade luminosa se dissolve porque as luzes são cada vez mais leds.
Diodos emissores de luz (leds) têm uma vida útil que é pelo menos três vezes maior, enquanto os custos operacionais são menos da metade em comparação às versões halógenas ou fluorescentes.
Essas vantagens tornam a tecnologia led iluminação cada vez mais interessante para prefeituras e empresas que precisam reduzir custos de energia ou manutenção.
Além disso, os leds levam em consideração o crescente conceito de sustentabilidade entre consumidores finais e fornecem aos planejadores da cidade argumentos válidos para a implementação.
Esta tendência também não passa despercebida pelos fabricantes de luminárias. Eles reconheceram que os dias de lâmpadas convencionais antieconômicas estão contados e investem no desenvolvimento de novas soluções de led.
Gigantes da indústria global como Panasonic, Philips e General Electric estão pesquisando aplicativos de led criativos para seus clientes – incluindo várias cidades avançadas que estão lidando com grandes projetos de modernização.
Exemplos ao redor do mundo
Leds estão em larga escala ao redor do globo terrestre. Alguns exemplos:
- A capital argentina, Buenos Aires, atualmente usa novas luzes led na maioria de suas 130 mil lâmpadas de rua.
- Em Copenhague, um sistema de iluminação led muda a cor das faixas de ônibus nos horários de pico para convertê-las em ciclovias.
- Na região de Jamshedpur, Índia, a tecnologia iluminação led deve reduzir o consumo de energia pública em 60%.
- Dentro de Amsterdã, uma instalação em larga escala de iluminantes led abre o caminho para uma rede inteligente que vincula até 50 bilhões de objetos na Internet das Coisas.
- Paris: Os semáforos led de rede digital são instalados para melhorar o fluxo do tráfego, enquanto postes reconhecem de modo automático quando uma lâmpada precisa ser substituída.
- A cidade de Nova York investiu US$80 milhões na conversão de iluminação pública em led para reduzir os custos de energia em 40%.
- Em Los Angeles, o consumo de energia da iluminação pública foi reduzido de 195 para 105 milhões de quilowatts-hora, graças ao led em 139.000 luzes de rua.
Fonte da imagem em destaque: cocoparisienne / Pixabay
[…] tecnologia led (diodo emissor de luz) passou por mudanças massivas, permitindo aos consumidores obterem […]
[…] conta da tecnologia led, é possível incluir o item na sua decoração com diferentes cores de luz e acabamentos. Apesar […]