Quem precisa iluminar a área externa, seja de um parque ou praça pública ou de uma residência, encontra na luminária solar para jardim uma alternativa prática e, também, econômica.
Como o nome já indica, esse equipamento possui sensores fotovoltaicos embutidos, que convertem a luz do sol em energia elétrica. Assim, as baterias carregam durante o dia e acendem automaticamente ao anoitecer. Interessante, não é?
Neste artigo, você irá descobrir:
- 3 dicas de como usar a luminária solar no jardim;
- Vantagens de usar a luminária solar no ambiente externo;
- E quais os tipos de luminária solar de jardim mais comuns.
Veja 3 dicas de como usar a luminária solar para jardim
Para áreas externas, a luminária solar para jardim é realmente um item coringa. A grande maioria desses equipamentos conta com tecnologia LED, o que torna sua instalação uma boa dica para economizar energia e tornar o projeto luminotécnico mais sustentável.
Lembre-se de que o local ideal para instalar este produto depende muito das características do quintal, parque ou praça ao qual ele será incorporado. No entanto, existem três dicas infalíveis de como utilizá-las nesses ambientes. Veja abaixo!
1.Crie pontos de destaque
Após criar um plano de decoração para este espaço, uma ótima ideia é verificar locais nos quais é possível instalar a luminária solar para jardim, criando pontos de destaque.
Por exemplo, se em seu quintal você possui uma fonte, uma boa estratégia é usar a iluminação para trazer destaque para essa peça. Já no projeto de uma praça, a zona de realce pode ser em um monumento, árvores ou coretos, por exemplo.
2.Ilumine o caminho, degraus e escadas
Também é possível fazer uso do equipamento de maneira funcional, instalando as luminárias nas laterais de um caminho, degraus ou escadas. Assim, além de dar ainda mais charme para o trajeto, por exemplo.
No caso de jardins menores, esse produto funciona muito bem, pois não ocupa muito espaço.
3. Torne-a parte do paisagismo
Um projeto de paisagismo fica ainda mais completo a partir do uso de equipamentos de iluminação, portanto, uma forma de usar a luminária solar para jardim é incorporando-a à ele.
Além de ser durável e resistente à água e à poeira, esse produto não transmite calor. Com isso, não há risco que a vegetação queime a partir de seu uso, por exemplo. Além disso, existem estudos que apontam que elas também podem ajudar no desenvolvimento saudável das plantas.
Isso porque a tecnologia LED acaba criando ambiente com concentração gás carbônico adequado para que a vegetação absorva os nutrientes e umidade necessários.
Vantagens de usar a luminária solar para jardim
Além dos benefícios já citados — economia e sustentabilidade — existem outras vantagens de utilizar a luminária solar para jardim como a praticidade de instalação. Pode-se adicionar o equipamento ao espaço rapidamente, e não é necessário realizar reformas e grandes ajustes estruturais no ambiente.
Outro ponto diz respeito ao acionamento automático do dispositivo. Essa funcionalidade permite que ao escurecer as luminárias se acendam e ao raiar do dia se apaguem. Isso traz muito mais praticidade já que não é preciso incluir timers ou criar avisos para lembrar-se de acionar as luminárias no espaço externo.
A vida útil deste produto também é notável, chegando ou até mesmo superando as 50 mil horas de uso, sendo 50X mais duráveis que as lâmpadas convencionais. Ela também é de fácil reposição: basta abrir a luminária solar e trocar a bateria por outra do mesmo tipo.
Quais os tipos de luminária solar para jardim mais comuns?
É possível aplicar vários modelos de luminárias solares para jardim na área externa de casas, condomínios, parques e praças. Entre os mais comuns, podemos destacar:
- Os refletores solares, que podem ser utilizados para os pontos de destaque na decoração e que exigem luz direta;
- O solar path lights, que são pequenas luzes, podem ser colocados bem próximas ao solo, ao lado de um caminho ou ao lado de uma passarela para iluminar o trecho à noite.
- Os espetos coloridos, muito utilizados no paisagismo, ajudam a preencher a área externa com cores diversas;
- Os postes de iluminação, ao contrário de outros modelos, são colocados diretamente sobre o piso da área externa, como calçadas, decks e piscinas. São maiores e mais potentes e oferecem uma iluminação ampla para deixar quem está ao ar livre mais confortável.
Aí está um breve compilado de informações que vão não só ajudá-lo a saber como usar a luminária solar para jardim, mas também a ter uma noção mais aprofundada sobre as vantagens desse equipamento e algumas dicas para que seja mais fácil selecionar o ideal para seu ambiente. Agora, que tal ver algumas dicas para planejar a iluminação externa?
[…] Jardins; […]