Criar um projeto de iluminação para festivais, sejam eles públicos ou privados, não é uma tarefa fácil. No entanto, existem alguns pontos fundamentais que precisam passar pela sua lista de tarefas ao desenvolvê-los.
Quer descobrir o que deve ser considerado ao cuidar das luzes nesse tipo de evento? Então, leia o artigo a seguir!
Veja o que considerar ao fazer projetos de iluminação para festivais
Existem muitas formas de criar um projeto de iluminação para festivais, porém, existem algumas ações fundamentais que englobam qualquer produção. Especialmente porque alguns critérios como economia de energia, segurança na instalação e qualidade dos equipamentos sempre devem ser observados.
Com isso em mente, veja a seguir quatro pontos que você precisa considerar quando é necessário usar luzes para decorar eventos:
1. O tipo de ambiente
Cada espaço exige uma iluminação diferente, correto? É comum que festivais ocorram ao ar livre, mas nada impede que sua realização seja também em ambientes internos.
Um evento público de música clássica, por exemplo, pode acontecer em um teatro ou em uma praça. E, o mesmo vale para um show, quando verificadas as proporções desse tipo de espetáculo.
Quando realizada ao ar livre, a iluminação para festivais deve prever a exposição às intempéries como chuva, poeira, pancadas e outros. Com isso, produtos LED com maior grau de proteção são interessantes para esses espaços já que garantem o pleno funcionamento das luzes.
Em locais fechados, isso não costuma ser uma preocupação. No entanto, é preciso verificar e garantir que não aconteça sobrecarga elétrica, já que em casas de shows mais antigas o quadro elétrico costuma ser mais precário.
2. A potência das lâmpadas utilizadas
A potência dos dispositivos usados em projetos de iluminação para festivais também é um ponto importante de ter em mente. Isso porque esse valor indica quanto de energia elétrica a lâmpada irá necessitar para produzir luz.
O ponto é que nem sempre quanto maior for esse número melhor será o fluxo luminoso. Por isso, o ideal é sempre utilizar produtos com tecnologia LED que garantem mais brilho com uma menor quantidade de watts, sem esquentar.
Para se ter uma ideia, as luminárias LED garantem até 80% de redução nas contas de luz quando comparadas a dispositivos fluorescentes ou incandescentes. Nesse sentido, para garantir mais economia para o seu projeto, não esqueça de verificar esse ponto para encontrar os produtos com a potência mais indicada.
3. Os ângulos de iluminação e a luminosidade necessária
O ângulo das luzes é um ponto muito importante na organização de festivais, já que ofuscar os participantes ou os artistas colocando refletores LED muito fortes apontados diretamente para seus olhos pode prejudicar a experiência.
O mesmo vale para a luminosidade. Afinal, quando são necessárias partituras, por exemplo, é fundamental que exista claridade para lê-la. Além disso, é preciso considerar que a iluminação para festivais deve garantir visibilidade para espaços de alimentação, banheiros, etc.
Assim, esses critérios precisam ser levados em consideração sempre.
4. O suporte do fornecedor
Já imaginou que dor de cabeça comprar uma grande leva de fitas, refletores e outros dispositivos LED e recebê-los com avarias? Ou, ainda, precisar de um suporte no momento de adquirir os itens que são utilizados no seu projeto de iluminação para festivais e não ter com quem falar… Muito estresse, não é mesmo?
Por essa razão, é imprescindível considerar o suporte que a empresa da qual você está comprando oferece em qualquer momento das tratativas, desde a escolha dos dispositivos até o recebimento e instalação deles.
Nesse sentido, alguns dos pontos que você precisa observar na hora de contratar um fornecedor são:
- a qualidade dos equipamentos de iluminação que oferecem;
- a vida útil das lâmpadas LED disponíveis;
- a logística e prazo de entrega, que em caso de atraso pode comprometer seriamente o andamento do projeto de iluminação para festivais;
- as condições de pagamento oferecidas;
- a garantia, para que seja possível solicitar troca ou reembolsos em caso de problemas;
- e a capacidade de atender grandes pedidos.
Aí estão todos os critérios que devem ser considerados ao criar projetos de iluminação de festivais. Olhando assim, parece relativamente simples, não é mesmo?
Mas, lembre-se que o sucesso da aplicação das luzes em espetáculos depende também do desenvolvimento de um bom projeto luminotécnico, utilização da luminosidade natural e, também, da instalação correta, feita por técnicos especializados.
E, depois de ver tudo isso, que tal aprender um pouco mais sobre como acertar na escolha das luzes para espaços internos e externos? Especialmente porque essa definição passa pela análise de alguns aspectos chave.
Então, parece ótimo entender mais sobre o assunto, certo? Está esperando o que! Confira agora mesmo o artigo com dicas para definir a iluminação para eventos ideal em cada ambiente!