Com a premissa do “menos é mais”, a iluminação minimalista traz aos ambientes um toque mais elegante, natural e simples. Unindo uma estética mais clean, o famoso estilo decorativo minimal é muito utilizado em ambientes comerciais e até mesmo para dar uma personalidade diferente às residências.
As linhas retas, formas geométricas e lâmpadas mais claras são as principais características desse moderno estilo para decorar. Quer entender como a iluminação pode interagir e complementar nessa técnica? Então, continue lendo o artigo e veja:
- o que é o estilo minimalista;
- dicas para ter uma iluminação minimalista nos ambientes;
- por que aderir à iluminação minimalista.
O que é o estilo minimalista?
Antes de te ensinar a aderir à iluminação minimalista e à decoração elegante, vamos explicar o que é esse termo tão citado neste artigo. O minimalismo se refere a uma tendência das artes visuais que ocorreu no fim dos anos 1950 e início dos 1960, em Nova York.
O estilo tem como principal objetivo entender e apreciar o simples, o moderno e a delicadeza dos detalhes. Por mais específicos que sejam, são essenciais para o resultado final.
É um estilo inteiramente ligado à aparência e ao estético, e a iluminação envolve formas geométricas, com designs tecnológicos e simples. Por isso, se você está em busca de uma forma de trazer uma personalidade ao seu ambiente, pode ser que essa decór seja a alternativa mais indicada para isso.
Dicas para ter uma iluminação minimalista nos ambientes
Para você que entendeu melhor o que é esse conceito e agora, mais do que nunca, está decidido a aderir esse tipo de decoração, nós trouxemos algumas dicas de como a iluminação minimalista pode ser colocada em seus ambientes.
Acompanhe:
Utilize os perfis de LED
O perfil LED é responsável por proporcionar iluminação modernas e diferenciadas. Isso corre porque ele pode ser aplicado em móveis, paredes e até mesmo em pisos. Logo, se você está em busca de economia, sem perder a beleza e elegância, esse tipo de material é altamente indicado para deixar ambientes minimalistas.
Você utilizá-los de forma embutida, deixando o ambiente iluminado, mas sem a aparência das lâmpadas e fitas.
Os plafons são simples e delicados para a iluminação minimalista
As luminárias de LED são duráveis, possuem ótimo custo-benefício e quando o assunto é discrição, são a alternativa perfeita para uma iluminação minimalista. Alguns modelos, como são os casos dos plafons, são garantia de luminosidade eficiente e discreta, proporcionando uma interferência estética mínima.
Use lâmpadas de LED em luminárias de chão e mesa
O grande segredo da iluminação minimalista é adicionar o máximo de luz branca que você puder nos ambientes. A estética minimal está diretamente relacionada aos itens mais simples e claros, logo, o LED e as lâmpadas feitas com ele se tornam uma boa opção para se ter luminosidade e ainda assim, aderir ao estilo.
Fitas de LED
Se você tem em seus ambientes as famosas sancas de gesso — ou seja, se o seu teto tem um formato que permite uma iluminação embutida — as fitas de LED são ideais para isso. Primeiro, elas deixam o ambiente com um aspecto clean e sem grandes luminárias nos espaços que poderiam dar passagem.
Segundo, a iluminação ficará escondida de acordo com a sua sanca. Logo, o ambiente vai ter iluminação, mas de forma discreta e charmosa, deixando o ambiente aconchegante para receber os convidados.
Motivos para aderir à iluminação minimalista
Sabendo que o seu ambiente pode ter um conjunto de elegância e luminosidade, os benefícios de adotar a iluminação minimalista na sua casa ou em ambientes comerciais não param por aí.
Entre diversas vantagens, você vai perceber que:
Maior durabilidade e resistência
Quando comparada com as lâmpadas tradicionais e fluorescentes, a iluminação de LED possui maior durabilidade — quando o assunto é vida útil — e também resistência. Isso porque os diodos que fazem parte desses dispositivos possuem tecnologia superior, do que lâmpadas incandescentes comuns que são feitas com filamentos.
São mais sustentáveis e gastam menos
As lâmpadas LED são feitas com uma carcaça reciclável e não contém materiais tóxicos, como gases de mercúrio (que são usados em dispositivos fluorescentes). Os equipamentos LED também são 100% recicláveis e, com isso, colaboram para reduzir a emissão de carbono na atmosfera.
As lâmpadas de LED são a alternativa ideal para qualquer tipo de projeto luminotécnico, uma vez que reúnem durabilidade, iluminação e ótimo custo-benefício. Para projetos residenciais e comerciais, confira porque a iluminação de LED deve ser escolhida também para obras públicas.