Entender a relação entre lúmens e watts em lâmpadas pode ser um verdadeiro desafio. Principalmente para pessoas que não são especialistas na área.
Watts significam mais poder de luz? É preciso levar em consideração a quantidade de lúmens produzidos para saber a qualidade da iluminação? Vamos desvendar esses mistérios!
Lumens e Watts: Lâmpadas de led
Antes a questão era mais simples de entender. Se uma lâmpada tinha 100W significava que ela iluminava mais do que outra lâmpada de 80W.
Mas, com a chegada dos leds, esse jogo mudou completamente. O mundo inteiro percebeu que com essas novas lâmpadas o valor em Watts não era preponderante para entender a potência do brilho.
Por exemplo, a lâmpada de led 10W ilumina mais do que uma lâmpada tradicional de 40W. Porém, qual é a razão? A resposta está nos lúmens.
O que significam lúmens?
Em termos técnicos, lúmens representam uma medida de luz visível aos olhos humanos. Naturalmente, a lâmpada parece ser mais brilhante na medida em que tem um maior número de lúmens. Isso independe do tipo de lâmpada.
Exemplos: Lâmpadas domésticas podem alcançar 1.000 lúmens. Modelos de holofote muitas vezes ultrapassam os 20.000 lúmens.
Portanto, na comparação de uma lâmpada led com um modelo halógeno ou qualquer outro tipo, a contagem de lúmens é o que vale para entender a intensidade do brilho.
Na embalagem e nas descrições dos sites de vendas, você pode encontrar os valores de watts e lúmens das lâmpadas. Deixe de comprar o produto se não existirem essas informações.
Watts ainda são importantes?
Não, para definir qual lâmpada tem mais brilho. Sim, para entender qual modelo consome mais ou menos energia para gerar a iluminação.
Existem alguns tipos de dimmer que só trabalham com um limite de watts por lâmpada. É essencial não ultrapassar essa limitação por razões de segurança.
O uso em conjunto de lúmens e watts auxilia para determinar a efetividade energética de cada modelo.
A imagem abaixo demonstra os resultados dos cálculos de lúmens por watts. Isso ao considerar cada um dos principais modelos do mercado:

Tabela lúmens e watts em lâmpadas.
Superioridade led
Podendo durar até 100 mil horas ou mais, conforme o modelo, as lâmpadas de led são as mais eficientes do mundo. Isso porque elas precisam de poucos watts para gerar muitos lúmens – essa é a razão de os modelos led economizarem até 90% na conta de energia.
Realmente os modelos de led de alto padrão custam caro. Mas, os custos dos investimentos são pagos rapidamente, por causa do barateamento na conta e da alta durabilidade.
Leds são iluminações mais econômicas e sustentáveis. Não há gases tóxicos na composição, o que colabora para um melhor ecossistema.
Conclusão: Lúmens e Watts
Lúmens altos equivalem a uma lâmpada mais brilhante. Potência mais baixa significa menos energia, então faz sentido que uma lâmpada com contagem de lúmens alta e potência baixa seja eficiente em termos energéticos. Encontre lâmpada led em promoção na loja Combinado.