Juntamente com o desenvolvimento da sociedade moderna, também ocorreu uma atualização nas fontes de iluminação. Atualmente, os LEDs chip são os equipamentos mais utilizados, especialmente por suas diversas vantagens como: alto brilho e baixa emissão de calor e toxicidade.
Esses pequenos itens são capazes de produzir uma saída de luz mais intensa do que as produções LED comuns. Além disso, elas também tem como benefício:
- um design menor e mais plano;
- longa vida útil;
- consumo de até 75% menos energia, se comparados às lâmpadas fluorescentes;
- a criação de até 16 milhões de combinações de cores, usando o RGB;
- e baixos custos de manutenção.
Continue a leitura do artigo para entender melhor o que são os esses dispositivos, quais as diferenças entre os tipos existentes e onde utilizá-los!
O que são LEDs chip?
Para entender melhor o que é esse equipamento, é preciso “dividi-lo” em duas partes: o LED e o chip. Isso porque o chip é responsável por regular o funcionamento do LED, que é a luz que vemos. Ao serem integrados, esses dois componentes formam um dispositivo de iluminação LED.
Por isso, é possível afirmar que o chip é a parte mais importante para garantir o pleno funcionamento da luminária, já que é por meio dele que a eletricidade é transformada em luz. É ele também que determina a intensidade, brilho e cor do produto.
Chip LED SMD ou COB: conheça as diferenças
Existem diversos tipos de LEDs chip, sendo os mais comuns e utilizados nos equipamentos de iluminação o LED SMD ou COB.
Veja, a seguir, principais diferenças entre cada modelo:
Chip LED SMD
Se você está se perguntando o que é LED SMD, precisa saber que essas iniciais representam os termos Surface Mounted Device, em português, dispositivos montados em superfícies.
Esse componente oferece uma melhor distribuição da luz, em especial porque cada um dos itens é soldado de forma individual em uma placa. Algumas versões usam 1 diodo emissor de luz e produzem cerca de 7 lúmens por chip, gerando luz suave e brilhante.
Menos calor é emitido, portanto, há mais segurança na hora de tocar. Estas produções são confiáveis com uma vida útil nominal de até 50.000 horas. Estão disponíveis várias cores, além de branco frio e quente.
Chip LED COB
O Chip-on-Board (COB) é um desenvolvimento recente na tecnologia LED. Ele usa vários diodos, geralmente 9 ou mais, que são ligados juntos no substrato e embalados como um único módulo de iluminação.
Esse design ocupa menos espaço e oferece maior potencial de luz, se comparado ao SMD.
Como esses LEDs chip possuem muito mais fontes de luz na mesma quantidade de espaço do que o LED tradicional, eles também fornecem uma saída de lúmens maior a cada polegada quadrada.
A saída de luz real varia muito dependendo do projeto e da potência exigida. As vantagens incluem resistência térmica aprimorada, maior área de resfriamento, melhor efeito de iluminação e ampla eficiência luminosa.
Onde usar LEDs chip?
As aplicações dos LEDs chip variam muito e esses componentes podem estar presentes em:
Os LEDs SMD, por exemplo, podem ser usados para iluminar:
- armários;
- escadas;
- pedestais;
- restaurantes;
- bares;
- hotéis.
Já os chips COB, por oferecerem um design condensado com luz multidirecional ou uniforme, são muito utilizados em:
- câmeras fotográficas;
- smartphones;
- holofotes.
Quando em edições com dupla potência, são indicadas ao uso para a iluminação LED de fita em geral, a fim de substituir lâmpadas halógenas ou tubos fluorescentes.
Onde comprar luminárias com LEDs chip?
Encontrar as luminárias ideais para o seu empreendimento ou residência é muito mais fácil do que você imagina. Em especial quando os equipamentos de iluminação já identificam qual tipo de LEDs chip são utilizados.
Na Combinado, distribuidora de produtos especialista em LED, você os encontra facilmente! Acesse o site, conheça nossos dispositivos e não deixe de aproveitar os 5% de desconto no seu primeiro pedido com CPF!
[…] números tendem a melhorar ao longo do tempo. Afinal, os LEDs são chips: A história e a física determinam que eles irão diminuir de preço, melhorando o desempenho de […]
[…] a escola técnica digital Sala de Elétrica, o chip semicondutor é a parte mais importante para a economia dos leds. Essa peça tem missão de gerar luz e […]
[…] cada luminária existe um chip de led que certifica a operação nos processos de modelagens complexos, como nos condomínios […]