Lâmpadas led são luzes elétrica para uso em luminárias que produzem iluminação usando um ou mais diodos emissores. Este produto apresenta uma vida útil superior se comparar com as produções incandescentes ou fluorescentes.
No texto adiante você aprende algumas informações que te ajudam na hora de realizar a compra ao considerar a potência, os lúmens e as cores das lâmpadas led mais populares.
Primeiro, o mais importante
- Antes de comprar lâmpadas led você primeiro deve analisar o local no qual deverá ocorrer a instalação e depois selecionar a melhor cor e potência.
- Observar o valor de watts na lâmpada led é importante, mas você também não deve deixar de analisar a quantia de lúmens no modelo.
- Os números em watts mostram o quanto uma lâmpada led pode consumir energeticamente. Já o valor de lúmens demonstra a capacidade de luz produzida.
Quais são as melhores lâmpadas led?
Ao procurar por ofertas o seu olho deve estar treinado para escolher uma versão que consome menos watts e possui mais lúmens, ou seja, luz.
Popularmente, isto quer dizer que a lâmpada led deve exigir o menos possível de energia para gerar o máximo de iluminação.
Pelo caráter econômico nas lâmpadas led é comum observar que em embalagens especificando os produtos existem poucos watts demarcados, principalmente se comparar às características dos modelos mais antigos.
Uma lâmpada incandescente 40w ilumina como um modelo led 6w, mas consome muito mais energia (aumentando a conta de luz). Outras comparações típicas são unidades de 75w (substituíveis por lâmpadas led 12w) ou de 100w (substituíveis por padrões led 18w).
De olho na tensão
Não esqueça de verificar a tensão elétrica do local no qual acontece a instalação, tendo em vista que os modelos de lâmpadas led podem ser de 110v ou 220v. As produções bivolt custam um pouco mais caro.
Como escolher a melhor cor?
A temperatura da cor, ou, o tom da luz, mostra quando a lâmpada possui tonalidade azulada, branca, neutra, amarelada, entre outras.
Escolha a lâmpada amarela que está entre as mais “quentes” para instalar em ambientes que exigem um pouco mais de conforto. Alguns exemplos: Biblioteca, salas, quarto, ofurô, entre outros.
As opções azulada ou branca ampliam a sensação de espaço. Um cômodo pequeno com este tom de lâmpada parece mais espaçoso. Também por gerar a impressão de limpeza use o modelo em cozinhas, banheiros, salas grandes, entre outros pontos da propriedade.
Vale destacar que a temperatura de cor não tem relação alguma com o clima do ambiente, já que em termos técnicos a lâmpada led quase não emite calor. Kelvin (k) é a unidade de medida que você deve levar em conta. Exemplificações:
- De 2.700k a até 4.000k: Lâmpada led amarela.
- De 4.100k a até 5.000k: Lâmpada led branca.
- Mais de 5.700k: Lâmpadas led de cores neutras.
Coloque em prática as lições aprendidas e compre com perfeição as melhores lâmpadas led conforme as suas necessidades.
(Fonte da imagem destacada: Die_Sonja / Pixabay.com)
[…] Veja: Guia prático para escolher lâmpadas led. […]