Você já parou para pensar se existe alguma diferença entre perfil LED e fita LED? Afinal, as duas opções de dispositivos podem ser utilizadas para iluminar ambientes comerciais, espaços públicos ou privados e residências.
Quer tirar suas dúvidas? Então veja neste artigo:
- o que é perfil LED;
- o que é fita LED;
- qual a diferença entre perfil LED e fita LED;
- e as vantagens de usar cada um desses equipamentos.
Continue a leitura!
O que é o perfil LED?
Antes de descobrir a diferença entre perfil LED e fita LED é preciso entender o que é cada um desses produtos, não é mesmo?
Resumidamente, é possível dizer que o primeiro modelo de dispositivo ajuda a trazer um visual moderno para o ambiente. Por ser um equipamento muito versátil, é comum que arquitetos e decoradores utilizam-no na criação de diversos projetos de iluminação.
Normalmente, esse equipamento possui uma carcaça de alumínio com um difusor translúcido na frente, o que ajuda na distribuição da luz no espaço.
Na prática, instalamos fitas LED dentro deles, contribuindo para a eficiência luminosa.
Essa estrutura, com carcaça de alumínio e difusor translúcido, proporciona uma distribuição uniforme da luz, tornando o ambiente mais agradável.
Existem dois modelos disponíveis no mercado: o perfil LED para embutir e o de sobrepor. Ambos possuem acabamento superior e ajudam a valorizar o local.
O que é a fita LED?
Já a fita LED nada mais é do que uma mangueira em que dentro estão dispostos pequenos diodos emissores de luz.
Ela costuma ser feita de um material flexível, além disso, os usuários podem facilmente moldá-la conforme sua intenção. Essa flexibilidade torna a fita LED uma escolha versátil para diversas aplicações de iluminação.
Para algumas pessoas, elas lembram os pisca-piscas natalinos, mas ao contrário desses dispositivos podem iluminar ambientes internos e externos com eficiência. Elas costumam ser amplamente utilizadas na decoração, já que a fita possui grande número de cores de LED disponíveis.
Qual a diferença entre perfil LED e fita LED?
Tendo entendido o que é cada um desses dispositivos de iluminação, é chegada a hora de verificar qual a diferença entre perfil LED e fita LED. É possível dizer que a principal disparidade entre as duas é, sem dúvida, a qualidade do acabamento.
Isso porque o primeiro tipo de dispositivo pode ser aplicado ao teto, paredes, móveis ou piso com facilidade, gerando um visual requintado em função de sua caixa de alumínio e difusor. Já a fita LED, por não ter nenhum tipo de arremate para ajudar na dispersão da luz, costuma deixar uma impressão de que a iluminação está “pontilhada”.
Além dessa diferença entre perfil LED e fita LED, existe também a questão do tipo de iluminação que você deseja criar. Enquanto um é mais indicado para criar uma decoração com luz direta (perfil), o outro produto pode ser facilmente aplicado em uma decoração com luz indireta.
Vantagens de usar o perfil LED ou a fita LED
Agora que você já está por dentro da diferença entre perfil LED e fita LED, pode ser que queira saber as vantagens de usar cada modelo, certo?
O primeiro benefício se aplica a ambos os produtos, já que os dois utilizam a tecnologia LED para operar. Isso significa que ao utilizá-los você estará garantindo:
- iluminação com longa vida útil;
- alta durabilidade;
- economia de energia;
- segurança na instalação;
- e muito mais.
Além disso, tanto um quanto o outro produto estão disponíveis em temperaturas de cores diversas, o que pode colaborar para aumentar a produtividade ou provocar relaxamento. A fita LED, porém, está disponível em cores como rosa, azul, vermelho, amarelo, verde e outras, o que a torna ideal para aplicações em decorações festivas e paisagismo.
Já quando falamos de acabamento, quem deseja um visual mais clean deve optar pelo uso do perfil LED. No entanto, quando o ele não é visível ou um problema, vale a pena escolher a fita LED que costuma ter um valor mais em conta.
Em que ambiente usar o perfil ou a fita LED?
A resposta para essa pergunta irá variar de acordo com o estilo de projeto de iluminação que você está criando e, como já dito, a qualidade do visual final desejado. Considerando esses pontos, assim como a temperatura de cor, você poderá escolher o modelo, potência e tonalidade ideais.
Alguns exemplos de ambientes que podem se beneficiar da utilização desses dispositivos são:
- escritórios;
- salas de reunião e de espera;
- consultórios;
- lobbies de hotéis;
- salas de estar;
- refeitórios;
- banheiros ou vestiários;
- cinemas;
- e casas de espetáculo.
Gostou de descobrir a diferença entre perfil LED e fita LED, além de muito mais sobre cada um desses produtos? Sem dúvida você já se sente mais preparado para escolher por um dispositivo para o seu projeto, não é mesmo?
Se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir algumas dicas de como definir qual o perfil LED ideal para sua obra!