Seja em um galpão logístico, em um estacionamento ou em um parque fabril, contar com o equipamento de iluminação ideal faz toda a diferença na operação. Nesse sentido, possuir uma luminária industrial LED adequada é imprescindível para garantir que os colaboradores não sofram acidentes e, ainda, mantenham-se focados em suas atividades.
No entanto, muitos modelos de produtos LED estão disponíveis no mercado, e nem todos são adequados para uso em fábricas. Por esse motivo, neste artigo, apresentaremos a você alguns dispositivos ideais para a aplicação nesse tipo de empreendimento.
Continue a leitura!
O que é uma luminária industrial LED?
Antes de partir para a apresentação dos tipos de luminária industrial LED existentes no mercado, é necessário saber como esses equipamentos de iluminação diferem de produtos comuns, utilizados em residências e escritórios, por exemplo.
Independentemente do porte, seja ele pequeno, médio ou grande, uma indústria precisa de iluminação adequada, e cada setor de atuação possui regras específicas. Assim, de forma bem simples, é possível dizer que um dispositivo LED industrial é uma lâmpada LED que pode ser usada em condições específicas.
Por exemplo, em linhas de produção, é necessário ter uma intensidade do fluxo luminoso alta para que os colaboradores mantenham a atenção. Já no ramo alimentício, é fundamental que os produtos de iluminação instalados sejam herméticos e resistentes à água, já que, nesse ambiente, estão constantemente sujeitos a jatos líquidos e à entrada de resíduos.
Além disso, uma luminária industrial LED é capaz de suportar:
- a vibração de máquinas pesadas;
- a temperatura do ambiente pode ser elevada ou muito baixa.
- poeira;
- entre outras condições.
E é por conta desses diferenciais que esses dispositivos não se assemelham as tradicionais lâmpadas LED caseiras.
Veja os tipos de luminária industrial LED que você precisa conhecer
Tendo verificado os pontos que levam uma luminária industrial LED a ser o dispositivo ideal para aplicações em fábricas, galpões e outros ambientes relacionados à atividade da indústria, você está preparado para conhecer alguns modelos de produtos.
Confira a seguir:
1. Refletores
Os refletores LED são dispositivos que podem ser utilizados sem problemas em projetos de iluminação industrial. Afinal, esse tipo de equipamento tem alto grau de proteção IP e pode ser instalado em áreas úmidas e empoeiradas, funcionando perfeitamente em ambientes internos ou externos.
Eles também são extremamente resistentes e ajudam a economizar energia. Sendo utilizados e instalados da forma correta, esses produtos podem superar as 50 mil horas de uso.
2. Luminária linear
Com esse tipo de luminária industrial LED, você garante boa iluminação. Isso ocorre porque esse tipo de dispositivo possui ótimo fluxo luminoso, consumindo pouca energia.
Pode-se instalar ela em estruturas com pé direito superior a 7 metros, sem que a quantidade de luz emitida seja insuficiente para que os colaboradores desempenhem as suas funções.
3. Luminária High Bay
A luminária industrial LED High Bay é um modelo que funciona muito bem em locais com pé-direito alto, que cheguem a até 12 metros do chão. Devido ao seu fluxo luminoso potente, é ideal utilizá-la:
- no setor de logística e distribuição;
- nos centros de produção;
- e nos galpões e armazéns.
Entre as principais vantagens desse modelo estão:
- a proteção contra superaquecimento;
- o bom custo-benefício;
- a longa vida útil;
- a alta eficiência;
- o baixo consumo energético.
4. Luminária UFO
Esta luminária industrial LED, similar aos produtos High Bay, é ideal para instalação em tetos de prédios altos, oferecendo eficiência e desempenho excepcionais. Afinal, esse dispositivo usa LEDs SMD, que produzem uma luz suave e brilhante.
Os equipamentos UFO geralmente possuem durabilidade superior a 50 mil horas, são bivolts e têm fator de proteção 66, o que permite sua aplicação em ambientes com umidade e poeira.
5. Luminária hermética
Como o nome já sugere, esse tipo de dispositivo de iluminação veda completamente e sela contra a entrada de resíduos externos. Devido a essa característica, eles são ideais para iluminar frigoríficos e cozinhas industriais, uma vez que operam em temperaturas de -35ºC até 45ºC.
Elas também são resistentes a impactos, possuem ótima eficiência luminosa e boa dissipação térmica. Bem interessante, não é?
Pronto! Aí estão alguns tipos de luminária industrial LED que você precisa conhecer antes de escolher a ideal para o seu negócio. Lembre-se, também, de criar um projeto luminotécnico para verificar a quantidade de pontos de luz e equipamentos que serão necessários para atender a sua organização.
Caso queira conferir ainda mais sobre o uso de lâmpadas LED em fábricas e os benefícios desses dispositivos para as empresas e colaboradores, não deixe de ler o artigo!