Antigamente existiam poucas alternativas para iluminar as cidades e, nesses casos, eram utilizadas tochas e lampiões. Hoje há diversos tipos de iluminação pública que podem ser utilizados com essas funções, assim como muitas opções de lâmpadas para compor os postes de praças, parques e rodovias.
Esses produtos ajudam a garantir a segurança de transeuntes e também de veículos que circulam por esses ambientes. Afinal, espaços escuros podem colaborar para aumentar a taxa de acidentes ou mesmo assaltos em determinado ponto.
Continue a leitura para conhecer alguns tipos de iluminação pública e, também, verificar qual produto escolher para um projeto como esse!
Quais são os tipos de iluminação pública existentes?
Você ainda tem dúvidas sobre quais os tipos de iluminação pública existentes? Veja, a seguir, algumas das tecnologias mais comuns:
1. Lâmpadas de mercúrio
Um dos padrões mais antigos existentes, esses produtos praticamente caíram em desuso, mas ainda podem ser encontrados em cidades pequenas do interior do Brasil. Não costumam ser muito eficientes, já que promovem pouca claridade por watt e precisam de uma potência maior.
Geralmente sua durabilidade é de apenas 11 mil horas.
2. Lâmpadas de sódio
Com a mesma potência este produto oferece o dobro de brilho se comparar com as versões de mercúrio, o que significa mais economia nas contas ou na necessidade de repor. Isso explica o motivo dessa lâmpada ser utilizada em cidades populosas.
A vida útil pode chegar em até 25 mil horas. No entanto, ela possui alguns pontos negativos em sua utilização como:
- a cor laranja ou amarela;
- o brilho mais intenso no centro;
- a liberação de gases tóxicos para a atmosfera.
3. Lâmpadas LED
As lâmpadas LED são muito superiores quando comparadas aos outros tipos de iluminação pública. Isso porque os produtos são muito mais duráveis, ultrapassando as 50 mil horas de uso, e oferecem impacto ambiental reduzido, pois não emitem substâncias nocivas ao meio ambiente e podem ter suas carcaças facilmente recicladas.
Além disso, a tecnologia LED faz com que os dispositivos não esquentem durante a utilização prolongada e ainda colaborem para a diminuição de até 80% nas contas de energia, uma vez que precisam de menos potência para emitir o mesmo brilho.
Vale lembrar que ao utilizar produtos LED você ajuda a reduzir o cansaço visual dos motoristas já que esses equipamentos não ofuscam os condutores.
Tipos de lâmpadas de iluminação pública: qual produto LED escolher?
Se você está em busca da melhor lâmpada para iluminação pública, precisa conhecer alguns modelos que você encontra na Combinado, distribuidora especializada em equipamentos LED. Afinal, para escolher o produto ideal é preciso considerar diversos fatores como:
- local de aplicação;
- potência;
- fluxo luminoso;
- grau de proteção IP;
- entre outros.
Ou seja, escolher o dispositivo perfeito para o seu projeto passa pela avaliação de uma série de pontos. Por isso, da mesma forma que é importante conhecer os tipos de iluminação pública, é interessante verificar as opções de equipamentos LED disponíveis.
Veja a seguir:
Luminária Pública LED SMD ou COB
A luminária pública LED SMD é um excelente produto, já que possui alta eficiência e longa vida útil. O mesmo vale para a luminária pública LED COB.
Ambas possuem grau de proteção IP elevado, protegendo-as da entrada de água e poeira. Na Combinado, elas estão disponíveis em potências que vão de 50W a 200W, na cor branco frio.
Luminária Pública LED Solar
Já a luminária pública LED solar é uma ótima alternativa para quem deseja economizar ainda mais na conta de luz. Isso porque esse produto é auto suficiente, operando a partir da energia do sol que transforma em eletricidade.
No site da Combinado é possível encontrá-la em potências de 50W a 1000W, podendo ser utilizadas em uma série de aplicações de rodovias a quadras esportivas.
Se interessou por esses produtos? Então, acesse o e-commerce da Combinado, na página exclusiva para luminárias públicas e adquira as suas com frete grátis!