A manutenção predial é muito importante para melhorar a qualidade de vida dos frequentadores do condomínio ou prédio comercial, além de protegê-los contra o risco de acidentes.
Reduzir custos nesse processo é um grande desafio para os gestores prediais, pois é preciso equilibrar gastos como mão de obra, materiais e contratos, tudo isso sem perder a qualidade do serviço. No entanto, existem algumas formas para economizar. Confira algumas dicas neste artigo!
Como a iluminação led pode reduzir os custos na manutenção predial
Um dos primeiros passos para economizar em uma manutenção predial é utilizar a iluminação led.
Enquanto as lâmpadas incandescentes e fluorescentes utilizam gases em filamentos dentro do vidro, as de led são feitas de pequenas placas que conduzem eletricidade e emitem luz.
As lâmpadas de led são altamente resistentes e sobrevivem a vibrações severas e corrosão.
Elas apresentam uma vida útil média de 25 mil horas, o que significa que, se ligadas durante cinco horas ao dia, elas duram 14 anos de uso.
Esse fator por si só já apresenta uma grande economia, mas, além disso, a iluminação led é até 80% mais econômica que a incandescente e 30% mais econômica que a fluorescente.
O led apresenta uma série de vantagens na hora de realizar a manutenção predial:
- vida útil mais longa;
- não esquenta;
- não possuem cintilação;
- traz benefícios ao meio ambiente.
Dessa forma, com a troca das lâmpadas fluorescentes e incandescentes por Led você reduz a troca excessiva do material e economiza na conta de luz.
Formas de reduzir os custos na manutenção predial
Quando pensamos em manutenção predial é fácil perceber que essa ação requer muito planejamento, pois são muitas minúcias para contemplar.
Por isso, além do uso do led, existem formas de reduzir os custos e tornar esse processo mais tranquilo:
Faça um bom planejamento
A falta de planejamento resulta na compra de materiais e serviços de última hora, com isso os custos da manutenção aumentam significativamente.
Algumas ações são muito importantes nesse processo, como:
- produzir um roteiro de manutenção, levando em consideração o que será reformado;
- estabelecer um cronograma de obra;
- registrar as ações para poder tomar decisões estratégicas.
Com tudo bem planejado e executado, você não precisa lidar com emergências.
Invista em manutenção preventiva
A manutenção preventiva é a prática de cuidar da infraestrutura do edifício dentro dos prazos estimados pelo planejamento realizado. O principal benefício é a redução de desperdício dos recursos, além da economia de tempo e com a mão de obra.
Agora que você já sabe como a iluminação de led e um bom planejamento pode reduzir os custos da manutenção predial, veja também como reduzir os custos com iluminação na reforma.