Você já ouviu falar em LED branco frio ou quente, mas não sabe qual é a diferença? Esse tipo de dúvida é muito comum, por isso é importante considerar o ambiente na hora de escolher a temperatura de cor da lâmpada.
Quer saber mais sobre o assunto e descobrir em quais locais o uso de determinadas tonalidades funciona melhor? Então, continue acompanhando este artigo!
Afinal, o que é temperatura de cor?
Basicamente, esse conceito se refere a tonalidade emitida pela fonte luminosa. No total, existem três temperaturas de cor:
- quente;
- neutra;
- ou fria.
A unidade de medida da temperatura de cor é Kelvin e, quanto mais baixa a unidade, mais quente a luz será. Já o tom frio está presente nas unidades mais altas. Assim, o branco frio é indicado por números acima dos 6000K e o branco quente por valores abaixo dos 4000K.
Vale ter em mente que cada uma delas provoca uma percepção visual diferente. Nesse sentido, tons mais quentes ajudam a aumentar a sensação de conforto e relaxamento, enquanto os mais frios são úteis para melhorar a concentração.
Qual a diferença entre o branco frio ou quente?
Tendo verificado o que é a temperatura de cor, pode ser que sua próxima dúvida esteja relacionada às diferenças entre o branco frio ou quente. Afinal, optar por uma temperatura para um ambiente passa por uma avaliação de seu impacto nas reações do nosso corpo.
Veja qual a diferença entre iluminação quente e fria com lâmpadas LED e confira seus impactos no organismo.
O que é branco frio?
O branco frio é um tipo de luz mais clara, com um tom mais azulado. No entanto, as luzes com essa tonalidade desencadeiam um efeito interessante no corpo das pessoas, evitando a produção de melatonina.
Essa substância estimula o relaxamento e o sono, o que faz com que você seja mais produtivo quando exposto a elas. Por isso, não use por longos períodos, especialmente antes de dormir, para que o seu corpo não permaneça em estado de alerta.
Esse tom é ideal para ambientes que exigem mais concentração e um alto desempenho como:
- hospitais;
- escritórios;
- indústrias;
- cozinhas;
- consultórios;
- comércio;
- academias;
- e mais.
O que é branco quente?
O branco quente reproduz um tom mais amarelado, parecido com os raios solares quando o sol se põe. Por essa razão, ele ajuda a diminuir nosso nível de estresse, atenção, e colabora também para nos deixar mais confortáveis para dormir.
Esse tom passa uma sensação de relaxamento e conforto, tornando os ambientes mais aconchegantes. Dessa forma, o branco quente é ideal para ambientes de descanso, como:
- sala de estar e de exames de imagem;
- hotéis;
- bares;
- e mais.
Interessante saber mais sobre a iluminação quente e fria com o uso de dispositivos LED, não é mesmo? Agora, você só precisa escolher aquela que melhor se adequa ao seu projeto!
Independentemente se é branco frio ou quente, na Combinado é possível encontrar os melhores produtos LED do mercado com condições especiais e exclusivas. A distribuidora conta com variados equipamentos que podem ser aplicados tanto em obras públicas como privadas.
Acesse agora o site da Combinado e garanta a sua lâmpada LED com frete grátis
[…] caso você prefira a luz branca, ainda poderá escolher entre o branco frio e o branco quente. Enquanto o primeiro oferece uma luminosidade mais clara e intensa, o segundo cria um ambiente mais […]
[…] usar lâmpadas com cores frias; […]
[…] dois tipos de temperaturas de lâmpadas que atendem a diferentes necessidades e expectativas. São […]