Muitas empresas buscam vender seus produtos ou serviços em obras por meio de uma licitação, mas não sabem como se inserirem no processo de forma competitiva.
Independente se você pretende começar o empreendimento do zero ou já participou de outros processos licitatórios, trazemos algumas dicas para aumentar a competitividade da sua empresa.
Saiba mais detalhes ao longo do artigo. Boa leitura!
Como funciona uma licitação para obras públicas?
Um processo licitatório é realizado para contratar serviços ou compra de produtos de qualquer segmento. Mas quando o assunto é construção, o primeiro passo é conhecer os tipos de licitação de obras públicas, que são:
- concorrência: disputa de preços entre qualquer interessado com participação ampla;
- tomada de preços: uma das principais modalidades da construção civil, conta com concorrência irrestrita desde que as empresas atendam às condições exigidas pelo edital;
- concurso: voltado para trabalhos técnicos, científicos e artísticos com premiação aos vencedores;
- pregão: utilizado para aquisição de bens e serviços e as disputas são feitas por meio de lances sucessivos em sessões públicas;
- diálogo competitivo: a partir de um edital pré definido pela administração pública, as empresas podem dialogar para encontrar soluções voltadas para necessidades específicas.
Outro ponto importante é conhecer bem as leis que regem o processo. Atualmente duas leis estão em vigor, a 8.666/93 e a atualização de 2021, a lei 14.333. A partir de 2023 a regulamentação atualizada passará a ser obrigatória.
Nesse período de transição é importante estar atento aos detalhes, mas em linhas gerais o processo licitatório busca assegurar a compra e contratação de produtos e serviços de forma transparente e garantindo maior concorrência para as empresas.
Como tornar a minha empresa mais competitiva em uma licitação?
Antes de qualquer ação, é muito importante buscar conhecimento sobre o tema, estudando as leis e o mercado que você deseja atuar. A partir disso, siga algumas dicas:
1. Encontre mercados pouco explorados
Focar em apenas uma cidade ou região não é errado, mas prestar atenção em outras localidades pode render grandes oportunidades a sua empresa.
Avalie as localidades que você consegue atender e busque por editais em outras regiões.
2. Identifique compradores privados
Ser a empresa vencedora do processo não é a única forma de lucrar nesse mercado. As campeãs devem fornecer serviços ou produtos e muitas delas não são as fabricantes ou empregam outros materiais de forma indireta.
Assim, se uma construtora vence uma licitação para construir um edifício, ela precisará contar com materiais e mão de obra.
Dessa forma, o mercado de licitações movimenta uma grande quantia em dinheiro para além das contratações em si.
3. Procure licitações com menor custo operacional
Essa dica vai especialmente para quem está começando nesse mercado: procure por licitações que não te tragam muitas despesas.
Se a sua empresa ainda é pequena e não consegue arcar com investimentos altos logo no início, foque em licitações de custos menores como reformas ou limpezas.
4. Localize licitações desertas
A licitação deserta é aquela que não teve nenhuma empresa interessada. Por incrível que pareça esse tipo de situação é comum, especialmente para produtos de pouca oferta ou mercado pouco explorados.
Aproveite para se especializar em oferecer itens com menor concorrência ou em regiões com menos concorrência.
5. Faça um checklist de toda documentação
Muitas empresas acabam perdendo os processos por erros simples, como o esquecimento de documentos ou por apresentarem certidões vencidas.
Por isso, vale ressaltar que o edital é a parte mais importante de qualquer licitação. Assim, leia tudo com atenção e faça um checklist de todos os documentos necessários.
A partir daí, o momento de finalizar a sua inscrição e enviar os documentos necessários será mais tranquilo e a sua empresa corre menos risco de ser desclassificada.
Depois de ser aprovado na licitação, é importante se manter competitivo realizando obras com o custo acessível, por isso leia também como reduzir os custos com iluminação de Led em construções e reformas.
First time here, haha