Economizar energia e reduzir danos ao meio ambiente são atitudes indispensáveis para um mundo sustentável. Por esse motivo tal questão tem sido discutida todos os dias, desde programas de tv até as aulas de ciência e física do ensino médio.
Uma forma popular de economizar energia e dinheiro é usando iluminação led. Com a luz de eficiência energética as contas de serviços públicos ficam mais baixas e há menos carga sobre fontes de energia não renováveis.
Os leds são as luzes mais eficientes do mercado, mas o que representam e como elas se diferem das lâmpadas convencionais? Isso é o que vamos ver nas palavras abaixo:
O que é led?
Led significa diodo emissor de luz. Tecnicamente é um componente elétrico com dois terminais que conduzem a eletricidade apenas em uma direção.
Com uma corrente elétrica o diodo emite a luz brilhante ao redor da pequena lâmpada. Normalmente, os diodos têm sido usados em muitas tecnologias como rádios, televisores e computadores como um componente elétrico para condução.
Conectar um diodo a uma corrente elétrica excita os elétrons, fazendo liberar fótons que vemos como luz.
A cor da luz é um resultado direto da lacuna de energia no semicondutor do diodo. Isso significa que os leds produzem um espectro de cores com facilidade e brilho, usando muito pouca eletricidade.
Leds: As soluções mais amigáveis ecologicamente em termos de iluminação
De acordo com registros de testes em universidade e até na NASA as lâmpadas led provaram ser soluções de iluminação mais eficiente disponíveis no mercado atual.
Leds até duram mais que as lâmpadas fluorescentes em eficiência. Emitem luz na direção desejada, ao invés de espalhar em todas as direções, economizando energia.
Os leds também não requerem ou produzem grandes quantidades de calor. Essa é uma ótima notícia para o verão, uma vez que você pode ficar de luz acessa e janela aberta sem a presença de mosquitos rondando a luz e interferindo na qualidade de vida da sua família.
Lâmpadas fluorescentes e incandescentes liberam a maior parte da energia como calor, 90%, aproximadamente, sendo que 10% apenas se torna luz.
Por outro lado, a lâmpada led transforma 90% da energia em luz, ao passo de que só 10% viram calor – essa é a principal alegação científica que indica sobre o porquê de leds serem as soluções mais econômicas e sustentáveis do mercado mundial.