A vida moderna pressiona o uso de recursos do nosso planeta e todos nós precisamos fazer a nossa parte para proteger o meio ambiente, certo? Nesse sentido, utilizar dispositivos de iluminação certos pode ajudar a melhorar o cenário já que, por exemplo, o impacto ambiental da lâmpada de LED é muito menor do que o de produtos fluorescentes.
Veja, a seguir, mais sobre o papel desses dispositivos tecnológicos na proteção do meio ambiente. Continue a leitura!
Qual o impacto ambiental da lâmpada de LED?
Você sabia que o impacto ambiental da lâmpada de LED é significativamente menor do que o de dispositivos de iluminação fluorescentes e halógenos? É isso mesmo!
Isso porque, na prática, esses equipamentos são muito mais duráveis, econômicos e recicláveis. Entenda mais sobre cada um desses pontos, abaixo:
1. Vida útil prolongada
Feitas de diferentes tipos de chips LED, as lâmpadas LED possuem uma excelente vida útil. Elas chegam a durar 50x mais do que produtos convencionais e, ao contrário de outras fontes luminosas, podem durar até 15 anos com o mesmo brilho. Isso acontece porque elas não diminuem a potência com o decorrer do tempo.
Por sua alta durabilidade, as substituições frequentes são reduzidas, resultando nas menores emissões de carbono e em um menor impacto ambiental da lâmpada de LED.
2. Menos equipamentos necessários para uma iluminação mais eficiente
Os produtos LED têm uma melhor qualidade de distribuição da iluminação, tendo em vista que ela é focada para a única direção. Ou seja, não há potência de energia emitindo luz em todas as direções.
Isso torna o impacto ambiental da lâmpada de LED ainda menor, já que são necessárias menos menos pontos de luz/produtos para atingir o mesmo nível de brilho em comparação às lâmpadas fluorescentes ou incandescentes.
Em resumo: menos luzes reduzem o consumo de energia e são benéficas para o meio ambiente.
3. Sem elementos tóxicos para a natureza
Outra das vantagens dos equipamentos LED para a natureza é que eles não contém mercúrio em sua fabricação, gerando um impacto ambiental reduzido.
Já a iluminação tradicional, produtos incandescentes e fluorescentes, contém traços de mercúrio, um gás tóxico. Jogar pedaços quebrados desses dispositivos leva ao acúmulo tóxico de mercúrio nas águas subterrâneas, o que prejudica o meio ambiente e a saúde.
Além disso, as lâmpadas LED não produzem ondas azuis como acontece em outros tipos de dispositivos, o que ajuda nosso cérebro a se tornar mais relaxado. Ao combinar isso com a temperatura de luz ideal, o resultado pode ser um aumentando a nossa produtividade.
4. Uso seguro porque não esquenta como os padrões mais antigos
Outro impacto ambiental da lâmpada LED que é muito positivo é que esses dispositivos mantêm uma temperatura de operação baixa. Assim, ao contrário das antigas lâmpadas fluorescentes, os equipamentos LED jamais esquentam de forma exagerada.
Além disso, eles não também não emitem radiação ultravioleta como outras luzes.
5. Produzida de material reciclável
Você sabia que as lâmpadas de LED são produzidas de forma 95% reciclável, sem produtos químicos perigosos ou outros materiais agressivos para o meio ambiente? É isso mesmo! Esse fator faz com que esses dispositivos possam ser descartados com muito mais tranquilidade e facilidade.
E, não, não pode jogar lâmpada de LED no lixo. Então, é fundamental buscar pontos de coleta específicos em mercados e na prefeitura para fazer o descarte.
Gostou de saber qual o benefício da lâmpada de LED para o meio ambiente? Esperamos que sim! Aproveite também para desvendar alguns mitos e conhecer outras vantagens da iluminação LED!
[…] a evolução notável das lâmpadas anteriores. As luzes led são mais eficientes em termos de energia do que qualquer outra e podem fornecer uma luz muito mais […]
[…] esses são os benefícios ambientais das lâmpadas led, a tecnologia de luz mais sustentável no mundo dos dias […]