A procura por produtos versáteis, duráveis, econômicos e de alta qualidade para iluminar ambientes é recorrente para proprietários de indústrias, gestores de obras públicas e também para moradores de casas e apartamentos. Neste cenário, algumas inverdades podem ser ditas e assim são criados os mitos sobre iluminação LED.
Para esclarecer algumas dessas crenças, bem como conhecer alguns benefícios desses equipamentos, continue a leitura!
Confira 4 mitos sobre iluminação LED
Não há como negar que a utilização de dispositivos LED vem sendo amplamente difundida Brasil afora.
Para se ter uma ideia, mais de nove capitais e centenas de municípios usam essa tecnologia nas ruas. Na capital paulista são mais de 541 mil lâmpadas instaladas, o que vem gerando redução de pelo menos 52% no consumo de energia, conforme a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).
Essa popularização significativa também se aplica para residências e parques fabris.
Apesar disso, ainda existem muitos mitos sobre iluminação LED. Confira abaixo alguns:
1. Não ajudam a economizar energia
Pelo contrário, a economia é um dos principais diferenciais desse tipo de dispositivo. As lâmpadas LED consomem menos da metade de energia de um produto fluorescente. Já quando comparadas a um dispositivo incandescente, os LEDs possuem durabilidade até 25 vezes maior.
E esses números tendem a melhorar ao longo do tempo, afinal, os LEDs são chips e estão em constante evolução.
2. Não funcionam direito
Ao contrário das lâmpadas convencionais, os modelos LED não quebram facilmente, afinal não possuem sem gases como mercúrio ou eletrodos que podem romper a estrutura.
A vida útil dos dispositivos LED é alta, podendo chegar a mais de 50 mil horas. Isso corresponde a cerca de 10 anos nos cenários comuns de residências, comércios, indústrias ou escritórios.
3. Não podem ser dimerizados
Mais um dos mitos sobre iluminação LED! Assim como outros equipamentos de iluminação, o LED pode ser dimerizado, ou seja, ao instalar um interruptor especial é possível sim fazer esse controle da intensidade da luz emitida.
4. Não iluminam grandes áreas
Ao contrário do que muitos podem pensar, essas lâmpadas podem sim ser utilizadas para iluminar grandes depósitos, ruas, praças, parques e muitos mais. Isso porque possuem grande fluxo luminoso e potência, que permite sua aplicação em espaços amplos.
Quais são os benefícios da iluminação LED?
Agora que você já sabe a verdade sobre alguns mitos sobre iluminação LED, deve ter percebido algumas vantagens de contar com esse tipo de dispositivo, certo?
Entre os principais benefícios está:
- a baixa emissão de calor, próxima a zero;
- a durabilidade até 25x maior do que lâmpadas incandescentes;
- vida útil prolongada que pode chegar e ultrapassar as 50 mil horas;
- diferentes tipos de grau de proteção IP para utilização em diversos ambientes, internos ou externos, podendo ser à prova d’água.
Convencido dos benefícios dos dispositivos LED? Então, não deixe de acessar o site da Combinado para encontrar o modelo que melhor se adapta às necessidades do seu projeto de iluminação.
Aproveite, também, para conhecer outras mentiras sobre os produtos LED que você já pode ter escutado sobre esses produtos.
[…] primeiro artigo você conseguiu conferir que a tecnologia led tem tudo para continuar em uma evolução sem […]
[…] dos principais mitos no mercado de led é achar que todos os modelos são iguais. Muitas pessoas encontram uma promoção e compram de […]