Você quer saber o que é iluminação pública para fazer um projeto municipal ou empresarial, o trabalho da faculdade ou apenas por questão de curiosidade? Independente das suas demandas informativas vamos responder esta questão no presente texto.
Iluminação pública consiste no nome do sistema existente para iluminar cidades durante períodos noturnos, este é o conceito mais aceito atualmente. Indispensável para evoluir a segurança e o bem-estar de municípios, permitindo a utilização plena do espaço público aos habitantes.
Antigamente as candeias eram utilizadas de forma precária para gerar um pouco de luz em diferentes pontos da cidade durante as noites, sem pretensão urbanística e fundamento técnico¹. Ao longo do tempo não apenas o caráter urbanístico como também a técnica com emprego de eletrônica avançada evoluiu para alcançar mais eficiência energética.
Quais são os tipos de lâmpadas para a iluminação pública?
As lâmpadas mais utilizadas no sentido de iluminar pontos públicos são compostas de: Vapor de mercúrio, vapor de sódio, iodetos metálicos ou led.
A tecnologia led na comparação com o vapor de sódio se mostra mais efetiva conforme estudos acadêmicos². Ela também é superior em efetividade ao considerar os outros padrões.
A iluminação pública e o led
Led ou diodos emissores de luz servem para usar em casas, comércios, indústrias, decorações e iluminação pública. A tecnologia é gerada via combinações de elétrons em um sistema conhecido como eletroluminescência³.
Há baixos níveis de radiação ultravioleta ou infravermelha nas lâmpadas led, utilizadas por diversos anos com a função exclusiva de demonstrar quando os aparelhos estão ou não ligados, e, em sinalizadores como semáforos, por exemplo.
A economia no consumo de energia pode ser de 30% a até 70% com as lâmpadas led se comparar aos outros padrões da luz pública, o que explica o sucesso perante a opinião pública ao ponto de serem indispensáveis aos projetos municipais de iluminação sustentável.
Por um meio ambiente mais agradável
Para ser exemplo à iniciativa privada e aos cidadãos os órgão públicos precisam servir na forma de modelo sustentável, investindo em led para gerar economia e ao mesmo tempo favorecer a ecologia, diminuindo o consumo de energia por vezes gerada via petróleo ou carvão, combustíveis fósseis nocivos ecologicamente.
Diminuir o consumo de energia é reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.
Na composição dos tipos de lâmpadas led não existe o uso de elementos químicos pesados, caso do mercúrio, por exemplo.
Sem contar que as produções duram mais tempo, por milhares de horas iluminando as vias públicas, o que significa menos necessidade de o departamento público investir nas novas produções para a reposição no longo-prazo.
Referências
- 1 – Gomes, Tiago André Fernandes. Plano Diretor da Iluminação Pública do Município de Matosinhos. 2012. Portugal. Link.
- 2 – Ribeiro, Ana Cristina Cota. O Emprego da Tecnologia Led na Iluminação Pública. 2012. Brasil. Link.
- 3 – SCHUBERT, E. R. Light-Emitting Diodes. Cambridge: University Press, 2003. Link.
[…] Municipal de Santa Inês, Bahia, algo chama a atenção da torcida: A qualidade superior na iluminação pública com lâmpadas led, capaz de iluminar todos os espaços do campo, gerando mais segurança ao jogo e […]
[…] geral, a tensão de trabalho da iluminação pública led é de 2 ~ 3,6V. A corrente de operação tem apenas […]