A popularidade da lâmpada led é global. Diversos públicos possuem ou um dia já pensaram em ter uma versão para economizar na conta.
Lâmpadas led estão na moda não apenas em casas ou empresas como também na iluminação pública, em semáforo e mesmo nas próprias tvs inteligente para evoluir o seu nível de entretenimento.
As lâmpadas fluorescentes ou incandescentes consomem mais watts do que os diferentes tipos de modelos de led. Você já parou para pensar sobre a causa de isto acontecer? Leia o texto e descubra.
LED: A evolução das lâmpadas
Antigamente os modelos incandescentes eram mais usados também por carência de outras opções econômicas. Este padrão consome menos do que 10% da energia presente no próprio sistema, o restante de carga elétrica é desperdiçado com geração de calor.
Isto explica o porquê de as lâmpadas incandescentes ficarem quentes depois de certo tempo de uso prolongado.
Para tentar resolver um pouco este problema de desperdício energético o mercado evoluiu ao ponto de lançar as lâmpadas fluorescentes, capazes de trabalhar mais com menos energia se comparar às edições incandescente, só que tendo o problema da presença de mercúrio na composição, algo não agradável ecologicamente.
Assim surgiram as lâmpadas led como uma opção sustentávele aceitável com as demandas do século XXI, totalmente eficientes e sem emitir calor. Estas produções possuem diodo útil por garantir a luminosidade intensa com baixo consumo em watts.
A tecnologia e o conjunto de materiais presentes na composição fazem com que os modelos produzam a mesma quantidade de luz (ou, lúmen) das lâmpadas antigas, com menos watts.
Outro ponto que explica a economia é que no processo da geração de lúmens quase não existe a presença do calor, como acontece nos modelos antigos que podem até queimar a mão do usuário, uma vez que a energia consumida tem maior aproveitamento.
Na média, uma lâmpada led de 20w emite a mesma intensidade de luz do que a lâmpada incandescente 60w.
A relação custo e benefício
Por um lado, a lâmpada led custa mais caro do que os outros padrões antigos. Mas, além da economia na conta, você se beneficia ao considerar que modelos led possuem durabilidade superior, ou seja, não precisa trocarpor outras unidades em curto espaço de tempo.
Residências, empresas e indústrias se beneficiam com a economia gerada pela lâmpada Led. No Brasil, estes produtos estão presentes em algumas partes da iluminação pública, poupando gastos públicos.
Lúmens ou potência: Qual o segredo para escolher lâmpada led?
Fluxo luminoso é o ponto que você deve ter mais atenção na hora de adquirir um produto adequado às suas demandas.
Quase sempre a embalagem ou as descrições dos produtos nas lojas virtuais mostram o comparativo das ofertas com relação às escolhas fluorescentes ou incandescentes.
Descubra mais do assunto ao ler outro artigo no blog.
(Fonte da imagem destaca: Dimhou / Pixabay.com)
[…] avançada tecnologia das lâmpadas led é capaz de gerar mais economia com a mesma quantidade de lúmens do que os padrões antigos, se […]
[…] notar que para gerar mais intensidade de luz do que outras lâmpadas as edições led gastam menos energia, uma notícia positiva a fim de economizar nas contas e ainda por cima impactar menos o meio […]
[…] Economizar energia e reduzir danos ao meio ambiente são atitudes indispensáveis para um mundo sustentável. Por esse motivo tal questão tem sido discutida todos os dias, desde programas de tv até as aulas de ciência e física do ensino médio. […]
[…] já se perguntou por que a lâmpada de Led gera economia na conta de luz? Uma pesquisa realizada pelo Instituto Mackenzie revelou que, após uma troca de 360 lâmpadas […]
[…] com todo esse brilho é preciso pagar uma alta conta de luz? Nada disso. A tecnologia led tem o melhor custo-benefício entre todas as outras lâmpadas […]